Pular para o conteúdo principal

UZUMAKI


Sinopse: Obra-prima dos quadrinhos de terror, Uzumaki conta a história de uma cidade assombrada - não por um fantasma ou demônio, mas por um padrão geométrico que domina a mente de seus habitantes. 
Autor: Junji Ito



 Kirie Goshima mora em Kurôzu e sua cidade tem sido atormentada por fenômeno incomum, um demônio impiedoso e não tangível que será o causador de muitos eventos sobrenaturais na cidade e seus moradores: Os espirais. Isso mesmo, a cidade será aterrorizada por uma forma geométrica, um inimigo incomum e ameaçador que irá se espalhar como uma doença. Esta "doença dos espirais" não é notada até que o pai de Shuichi, namorado de Kirie revela ter uma estranha obsessão por esta forma geométrica, observa e coleciona.



 Toda essa obsessão já é assustadora o suficiente e com não bastasse ele resolve criar espirais com o próprio corpo e realmente irá fazer isso. Após a sua sinistra morte, a mãe de Shuichi e até ele próprio irão também adquirir essa "paranoia". Kirie estará presente em todos esses acontecimentos e todos os outros que estarão por vir, testemunhará todas as mutações espirais que aconteceram em sua cidade e na população e também não ficará imune a isso.

 Jamais pensei que uma forma geométrica fosse capaz de causar tanto terror e aflição como pude constatar lendo Uzumaki. A história nos comprova que pode haver horror nas coisas mais insignificantes e que não precisamos de um monstro ou maniaco perseguidor para causar transtorno e abalar a linha psíquica emocional de uma pessoa.

 Por ser um mangá, diferente dos livros convencionais, acompanhamos as ilustrações, expressões e cada acontecimento de forma mais precisa. Ler o mangá pela primeira vez lhe causa exaltação e surpresa pelas imagens.

 O que mais me incomodou em toda a história é que por muitos momentos o Shuichi chama a Kirie para sair da cidade, ele explica que é perigoso e a todo tempo - mesmo tendo provas do que está acontecendo - ela nega sair da cidade, até chegar o momento em que isso não é mais um opção.

 A história é viciante e tem três edições, não há como começar a primeira sem querer ler tudo sem pausas. O fim da história - os personagens e a cidade - não foi dos que mais me agradaram mas, sugerem um ciclo vicioso que eu adoraria acompanhar em várias versões.

 Amantes de terror irão amar essa história envolvente e dramática.  Li e recomendo.

 Beijos, Milla Almeida.

PS: Quem tiver interessado em fazer essa leitura eu tenho o mangá em CBR e RAR.

Comentários

  1. Fiquei bastante interessado, poderia disponibilizar o download em cbr?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha]: Desaparecida

Ano: 2014  Páginas: 320 Editora: LeYa Sinopse: Emma Tupper não existe mais. E por que não, então, inventar uma nova Emma Tupper? “Só poeira. É como se eu tivesse sido apagada. Transformada em cinzas.” Quem nunca sonhou em recomeçar a própria vida do zero? A jovem advogada Emma Tupper se vê diante dessa oportunidade quando volta para casa, após passar seis meses desaparecida na África. Surpresa, percebe que todos acreditam que ela estava... morta. Emma descobre que sua antiga vida foi apagada. O apartamento onde vivia acaba de ser alugado para um novo inquilino, o misterioso fotógrafo Dominic. No escritório de advocacia, no qual construía uma carreira brilhante com chances de concorrer ao cargo de sócia, sua rival Sophie se apossou não só de seus clientes e de sua sala, mas também de seu namorado, Craig. Enquanto tenta resolver o caos no qual seu mundo se transformou, Emma se questiona: ela era feliz antes de sua viagem à África? Tinha valido a pen...