Pular para o conteúdo principal

A MENINA QUE NAO SABIA LER

Sinopse: Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?
Páginas: 288
Editora: LeYa


Florence apesar de jovem esconde um segredo que deveria ser o maior orgulho de sua família, a incrível eloquência e o amor incondicional a leitura.


Seu único parente próximo além de seu meio irmão é o seu tio que os deixou abandonados na casa grande, a uma vida eremita, restingindo-se a saber o mínimo possível de sua existência. Afetuosa e fraternal, Florence senti-se responsável plenamente pelo seu irmão mais novonovo sendo capaz de proteje-lo a qualquer custo.

Quando sua anterior tutora morre em condições lastimáveis, uma substituta misteriosa e astuta de mais toma o seu lugar quase de imediato. Assustada pela presença incomoda e a nova rotina, Flor verseu segredo descoberto e teme as consequências disso, mais ainda, ela teme que a nova tutora queira algo mais além de suas funções e baseado nessa desconfiança, será capaz de ações desesperadas.

Me interessei pelo livro depois de um grande spoiler que obitive a cerca do mesmo e ainda assim, fui inteiramente atingida pela magnitude dos atos da personagem. Flor, descobre sozinha a leitura e junto a ela a malícia e esperteza que guiarão seus atos ociosos.

O livro acaba sendo julgado pela capa porque nos faz esperar uma história semelhante A Menina Que Roubava Livros, contudo, mostra-se completamente díspar desde a primeira página. É difícil classificar a personagem como vítima ou algoz a única certeza é que seremos surpreendidos por suas ações e desconfiaremos até mesmo de sua inocência.

Enfim, eis um livro que vale apena ser lido, ocasionalmente julgado e sempre da maneira incorreta.

Li e recomendo.

Beijos, Milla Almeida.



Comentários

  1. Realmente o nome do livro parece se tratar de uma história bem diferente do que é. Eu tenho vontade de ler esse livro depois que fiquei sabendo do que se trata.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Realmente, imaginei uma comparação quase imediata com a Menina que Roubava Livros, mas talvez seja isso apenas na tradução brasileira né? A história diverge um pouco do que aparenta na primeira vista. Mas que bom que gostou.

    Beijos,
    Vidaemserie.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu o conhecia e assim como você, podia jurar que era cópia de A Menina que Roubava Livros (que, particularmente, detestei). Por ora não é minha prioridade, mas quem sabe em outra ocasião?

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Pensei quase que instantaneamente em A Menina que Roubava livros. Por ora o livro não me chamou a atenção e espero sinceramente mudar de ideia lá pela frente, acho que livros que falam de amor por livros não devem se ignorados, né? rsrsrs
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse livro é ótimo e a maneira com que o autor conduziu a história é demais. Ao mesmo tempo em que nos dá a entender o que aconteceu, nos deixa com inúmeras dúvidas. Gosto muito disso.
    Não sei se A Menina Que Não Sabia Ler 2 é continuação, mas quero muito ler.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Milla.
    Já li a obra e não gostei. Achei que faltou muita coisa para a obra ser realmente boa e coerente. Porém, é claro, isso varia de gosto para gosto, de percepção para percepção.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  7. Oi, não me parece um livro que leria por livre e espontânea vontade. Tbm não curto muito A menina que roubava livros. Não me interessei pelo drama da garota, infelizmente. :/ A resenha foi boa, apesar de precisar ser revisada. Mas não encantou a ponto de ler A menina que não sabia ler, da Leya.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Tenho curiosidade de ler esse livro, mas estou sempre protelando, principalmente pela quantidade de resenhas negativas que leio por aí. Mas quero ler algum dia para ter minhas própria impressões.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu sempre tive vontade de ler esse livro mas infelizmente não tive oportunidade, acho a premissa dele bem interessante e acredito que iria gostar da leitura!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda mas eu já vi varias resenhas positivas para ele. Acho que a capa é linda e não devemos deixar de ler só porque parece ou não uma obra. Achei a resenha bem sucinta.
    E espero ler em breve!

    Beijinhos,

    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Milla! ^^
    Já li esse livro e acho a história perfeita, comprei ele porquê achei a capa fofa e acabei me deparando com uma narrativa maravilhosa, onde muitas vezes eu não sabia em quem acreditar! kkkkkkkk :D
    Estou ansiosa para ler a sequência da história, apesar do que ocorreu com o meu personagem favorito. \o/

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Milla, já tinha ouvido falar do livro e de maneira tanto positiva como negativa e sempre tive vontade de lê-lo e agora a vontade cresceu um pouquinho mais graças a sua resenha.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Eu já tentei ler esse livro, mas não me desceu. No começo até estava OK, mas começaram a acontecer algumas coisas e eu comecei a viajar, a não entender mais nada, e abandonei a leitura.
    Fiquei feliz em saber que você gostou ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Psicose, Robert Bloch

Sinopse:  Livro que deu origem ao mais famoso filme de suspense de todos os tempos. Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. Belo suspense, de tirar o fôlego! Páginas: 240 Editora: DarkSide