Pular para o conteúdo principal

[Resenha] O Vilarejo,Raphael Montes



Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.
As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Páginas: 96




Depois de Dias Perfeitos e Suicidas, do mesmo autor, você pensa que Raphael Montes não pode mais lhe surpreender, ai ele vem e joga essa história maravilhosa na sua cara e diz: Sim, eu posso!

Pelo número ínfimo de páginas - comparado aos outros livros do autor - criei errôneas expectativas sobre a narrativa que segue em O Vilarejo, o que de certa forma, foi bom pois deu a leitura mais força e personalidade, comparado ao que eu já havia anteriormente imaginado. O livro se inicia com um breve relato do autor de como chegou aos escritos de onde surgiram os contos do livro, que, desde a chegada em suas mãos até a sua dificuldade em traduzi-los mostram-se estranhamente sombrias.

O livro é composto por sete contos, relacionados a sete demônios, os sete reis do inferno, responsáveis por cada um dos sete pecados capitais: Asmodeus, Belzebu, Mammon, Belphegor, Satan, Leviathan e Lúcifer. Daí em diante, não há como descrever o horror dos fatos a seguir. 

Cada conto pode ser lido individualmente independente da ordem mas, logo o leitor se adapta e consegue captar a ordem cronológica dos acontecimentos. O livro tem algumas imagens que nos ajuda a imaginar com maior veemência o cenário onde o caos ocorre. É importante lembrar que todos os acontecimentos dos contos ocorrem dentro do vilarejo em questão e quão é apavorante lembrar a cada um deles que as pessoas daquele pequeno vilarejo, aos poucos... Não. Sem spoilers!


Ouso contar a vocês que depois da experiencia avassaladora na leitura o pior, e mais surpreendente está na sua ultima página, por isso, atenção:  NÃO OLHEM A ULTIMA PÁGINA DO LIVRO! Eu fiz a leitura em ebook e isso facilitou para que eu não cometesse esse erro, então, fica a dica.

A leitura vale muito a pena, até para quem não é fã do gênero e quer uma experiência diferenciada, o autor, mais uma vez arrasa! 

Li e recomendo. 05 estrelas.

Milla Nascimento.

Comentários

  1. Oi, confesso que não é meu estilo de leitura, mesmo sendo contos, que é uma coisa que eu adoro, mas o estilo dos contos, que dá a impressão que são meio de terror, não é minha cara (sou meio medrosa), mas acho que quem é fã desse genero vá adorar esse livro. Ainda não li nada do autor, mas como você falou tão bem, quem sabe, não perco um pouco do medo e leio os livros.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. To me adentrando no genero agora e gostei de tudo que vc disse na resenha, esse livros esta na minha lista de compra e se eu comprar vou tentar me segurar e não olhar a ultima pagina kkk
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu, como sou fã do gênero, acredito que vá gostar muito do livro. Ainda não li nada do autor, mas tenho em casa o Dias Perfeitos e o Suicidas, comprei ambos no ano passado e estão estacionados aqui até hoje infelizmente... O Vilarejo me lembrou um livro que li recentemente, Sussurros à Meia - Noite que contam com 10 histórias de terror. Eu adoro livros no gênero e estou de olho neste desde que foi lançado.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, não sou muito fã do gênero terror, no entanto esse livro instigou minha curiosidade. Você sabe que eu vou ver a última página, não sabe? Por favor, apenas me diga que não estão escritas aquelas 4 palavrinhas que botam medo até em marmanjos crescidos: Baseados em Fatos Reais.
    Argh, tremo só de escrever.

    Beijinhos da Mady.
    http://mdl-magodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Eu nunca li nada desse autor, porém, já ouvi maravilhas sobre sua escrita.

    Eu achei o livro bem interessante, porém, passo a leitura, por não ser meu gênero.

    Beijos e até mais!

    dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  6. Ai eu nunca olho, só no máximo para ver o número de páginas! Coitada de ti! Eu leria, tenho muita curiosidade com as obra desse autor e curto o estilo! Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Psicose, Robert Bloch

Sinopse:  Livro que deu origem ao mais famoso filme de suspense de todos os tempos. Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. Belo suspense, de tirar o fôlego! Páginas: 240 Editora: DarkSide